Negociação Comercial
A negociação comercial aplica-se ao conjunto de procedimentos que visam a conclusão, imediata ou a prazo , de uma acção comercial. (CARVALHO, 2008) . Entende-se por acção comercial um acto ou transacção de bens ou serviços em contrapartida de uma forma monetária.
Esta estrutura-se com base em três vertentes principais: (1) Actores (vendedor e comprador); (2) Divergência de objectivo, de status e de valores; e por fim (3) A vontade de concluir (vontade de chegar a um acordo final).
Características intrínsecas à negociação comercial:
Pode ser utilizada em diversas situações, variando o modo de negociar consoante a dimensão do objecto negociado, a quantidade de intervenientes na negociação e a natureza dos bens transaccionados. Pressupõe, á partida, a existência de um produto ou serviço e seus atributos e o mercado em que se insere. A necessidade inerente de concretizar uma transacção, vantajosa para ambas as partes, é uma constante. Por último, mas não menos importante, a literatura afirma que este tipo de negociação se encontra no interior de uma cadeia de valor (CARVALHO, 2008) .
Uma vez abordado o tema da negociação comercial, impõe-se referir o negociador comercial e as suas características. De acordo com a literatura existente sobre a matéria pode definir-se negociador comercial como um profissional de vendas, ao qual são atribuídas características importantes e decisivas num bom desempenho na área, tais como: “optimismo, entusiasmo, imaginação, firmeza comercial, honestidade, boa capacidade de comunicação, equilíbrio emocional”, deve ainda ter conhecimento do negócio em si, saber quais as técnicas a utilizar para persuadir cada cliente, ser dotado de coragem, ambição, sensibilidade, bom senso, motivação e espírito empreendedor. Concluindo, o perfil do negociador comercial é composto por factores de aparência, factores intelectuais, questões de comportamento social, factores morais e ainda factores relacionados directamente com o trabalho (CARVALHO, 2008) .
Negociação internacional
Os países são diversas vezes confrontados com situações de negociação com países parceiros ou rivais, onde são tomadas decisões quer económicas ou comerciais, quer sociais ou ainda políticas. É feita uma distinção entre negociação internacional e negociação entre nações, sendo os principais elementos de distinção: as diferenças culturais; as diferenças entre os sistemas político-administrativos; as diferenças entre os sistemas jurídicos e ainda a distância.
Quando falamos em negociações entre países há determinados elementos a que deve ser dada bastante atenção, estes são as diferenças culturais, os valores e as tradições da sociedade, as diferenças linguísticas, as diferenças económicas e políticas e as diferenças das percepções. Assim sendo, o negociador internacional deve possuir algumas características de perfil extra para além das normais, nomeadamente a adaptação a situações diferentes e de grande exigência.
Negociações em ambientes sociais
Este tipo de negociação assenta, sobretudo, num processo entre parceiros sociais numa organização, em relações humanas e em relações entre familiares e amigos. Esta negociação é caracterizada por três categorias de variáveis: as ideológicas, as contextuais e as institucionais. Nas variáveis ideológicas existe um confronto entre sistemas de valores opostos e a tentativa de conciliação. Por sua vez, as variáveis contextuais estão relacionadas com as relações industriais, onde é feita a distinção entre quatro grandes variáveis: os actores, os contextos, as ideologias e as normas.
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