Análise dos resultados do inquérito

O presente inquérito teve como público-alvo a comunidade da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. Esta comunidade é composta por aproximadamente 700 pessoas incluíndo docentes e não docentes. Os resultados foram recolhidos com base numa amostra de 58 pessoas. Todos os inquéritos foram realizados em formato digital, tendo sido divulgados para resposta durante sete dias, através do e-mail da ESTGOH e da rede social Facebook.

A estrutura de análise deste resultados será a dividida por pontos, onde descrevemos qual o objectivo da questão, em seguida é apresentado o gráfico correspondente e a conclusão retirada do mesmo, para terminar  é realizada uma conclusão global de todo o estudo.

Ponto 1: identificar o tipo de negociação em que o inquirido esteve envolvido:


Tendo em conta os resultados obtidos, podemos concluir que a última situação negocial em que os inquiridos estiveram envolvidos foi entre amigos (34%), seguida das negociações profissionais e com familiares que completam um total de 56% das respostas. Este facto deve-se à grande parte dos inquiridos serem estudantes, e relacionarem-se, na maioria dos seus dias, com os amigos.


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Ponto 2: Identificar o grau de envolvência dos inquiridos na negociação:




Através dos resultados obtidos, podemos observar que a maioria dos inquiridos admite que houve um elevado grau de envolvimento nas suas negociaçoes. o que nos leva a concluir que o processo de negociação tratava da tomada de decisões relevantes para os indivíduos, uma vez que o grau de envolvência está directamente relaccionado com a importância das negociações. 


Ponto 3: Avaliar o sucesso dos resultados das negociações:





 Avaliando os resultados, podemos observar que poucos são os que admitem que a negociação foi desfavorável. deste modo, podemos concluir que os inquiridos se encontram satisfeitos com os resultados do seu processo.


Ponto 4: Identificar quais os factores que os inquiridos consideram ser importantes para melhorar as suas negociações:







Depois de analisados os gráficos, podemos concluir que, de uma forma geral, os inquiridos consideram que todos os aspectos sugeridos seriam importantes para melhorar o resultados das suas negociações, sendo que, os aspectos que mais salientaram foi uma melhor capacidade de argumentação, maior disponibilidade  monetária e mais tempo para negociar. Todos estes aspectos são essenciais para uma negociação com um resultado favorável.


Ponto 5: Detectar quais os erros negociais que os inquiridos cometem no seu modo de negociar.

Irracionalidade:


Mito da divisão:


Ancoragem e ajustamento:




Negociação circunscrita:


Indisponibilidade informacional:



Fecho negocial acelerado:


Excesso de confiança negocial:




Lei dos pequenos números:


Atribuição de preconceitos às pessoas:



Efeito da reclamação: 


Condições da outra parte ignoradas:


Desvalorização reactiva:




Após a análise dos gráficos, foi detectado que o erro cometido com maior frequência pelos inquiridos é a atribuição de preconceitos às pessoas, seguindo-se da indisponibilidade informacional, do fecho negocial acelerado, e do efeito de reclamação. por sua vez os erros menos cometidos são o mito da divisão e a desvalorização reactiva. o que nos leva a concluir que os erros mais cometidos estão relacionados com a personalidade das pessoas e com a pressão da sociedade, no entanto desmonstram com a outra parte envolvida e ambicionam o melhor resultado negocial para ambas as partes.


Ponto 6: Questões socio-demográficas:








Estas questões permitem-nos traçar o perfil do inquirido, podemos concluir que a maioria dos inquiridos foram pessoas do sexo feminino, com estado civíl de solteiros(as), com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, são estudantes e têm o ensino secundário e superior como habilitações literárias, o Distrito de residência com maior percentagem foi o de Coimbra. estes resultados vão de encontro ao público-alvo que seleccionámos para o nosso estudo uma vez que são alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Oliveira do Hospital, inserida no Distrito Coimbra.

Conclusão geral:

Com este estudo podemos comprovar que as pessoas estão em constantes negociações no seu quotidiano, por diferentes motivos. No entanto, muitas não têm qualquer tipo de formação na área e nunca tiveram contacto com matérias de negociação, o que as leva a cometer diversos erros negociais, que por vezes prejudicam o sucesso dos resultados obtidos. A maioria dos erros detectados foram de origem social, isto é, estão muito relacionados com as caracteristícas especificas da sociedade, nomeadamente valores, tradições e  sobretudo a criação de preconceitos e ideias infundadas.